INFERTILIDADE

Habitualmente, um casal infértil é definido como aquele que não obteve gravidez após um ano de vida sexual regular e normal, sem o emprego de qualquer método de anticoncepção. Necessariamente o tratamento do casal infértil deverá ser realizado após uma investigação detalhada das possíveis causas de infertilidade. Entretanto, diversos fatores gerais como a faixa etária, os hábitos e o meio ambiente, também podem influenciar o sucesso do tratamento da infertilidade.

Existem certas situações ou condições especiais que é aconselhável ao casal procurar o médico imediatamente após seis meses de tentativas sem êxito para engravidar. A presença das seguintes ocorrências indica a necessidade de iniciar mais precocemente exames dirigidos para afastar prováveis causas de infertilidade como:

  • Períodos menstruais irregulares e/ou dolorosos.
  • História de infecção pélvica.
  • Dois ou mais abortos.
  • Uso de DIU para o controle da fertilidade
  • Faixa etária.

A idade é fator importante na fertilidade de um casal .Os níveis de fertilidade diminuem com a idade, especialmente na mulher. O pico máximo de fertilidade na mulher ocorre entre os 15 e 25 anos. Cerca de um terço das mulheres que adiam a gravidez até os 30 anos terão problemas para engravidar. Os níveis de fertilidade diminuem acentuadamente após os 35 anos, acentuando-se muito aos 40 anos quando a metade das mulheres terão problemas para conceber. Após os 35 anos a mulher deve utilizar todos recursos disponíveis e os métodos indicados para o tratamento da infertilidade, principalmente se já tenha decorrido seis meses de exposição a gravidez sem tê-la conseguido.