PESQUISA BÁSICA (EXAMES)

Para que ocorra a gravidez é necessário que algumas questões sejam respondidas pelos exames:

A mulher está produzindo e maturando o óvulo?

É necessário que haja um bom funcionamento do eixo hormonal da mulher (ausência de problemas hormonais).

O óvulo maduro está se desprendendo do ovário?

Para que ocorra a concepção é necessário que a mulher produza óvulos de boa qualidade e tenha ovulação quando estes estiverem maduros (não possuir problemas de ovulação).

Existem problemas na captação do óvulo pelas trompas ?

É necessário que o óvulo seja captado por uma das trompas onde naturalmente é fertilizado (ausência de aderências por causas diversas).

Os espermatozóides estão conseguindo chegar até o terço externo das trompas, onde normalmente o óvulo é fertilizado?

É necessário que os espermatozóides tenham livre acesso ao óvulo, através da entrada do útero (ausência de problemas de muco cervical) e aos óstios tubários uterinos (possuir trompas permeáveis).

A quantidade e qualidade dos espermatozóides que estão chegando ao óvulo são suficientes e adequadas?

É necessário que o parceiro sexual esteja produzindo espermatozóides em quantidade suficiente e de boa qualidade (espermograma normal). A fertilização ocorrerá, no encontro do espermatozóide com o óvulo, no terço externo da trompa constituindo o embrião que será conduzido ao útero onde deverá fixar-se e desenvolver-se até o nascimento.

O útero (endométrio) está preparado para receber o embrião?

Sabe-se que normalmente em torno de 60% dos embriões humanos não se nidam no útero por condições naturais e inerentes da espécie. O útero deverá estar preparado para receber o embrião, caso contrário não ocorrerá a gravidez (ausência de problemas na cavidade uterina e ou endométrio). Na pesquisa básica de infertilidade, o casal deverá fazer alguns exames para responder tais questões, quando então receberão a orientação do que deverão fazer para resolver a sua infertilidade.

Exames:

Exame do sêmen: O homem deverá colher o sêmen no próprio Centro de Reprodução Humana de Londrina (CRHL), após abstinência de 2 a 4 dias.

Exames da mulher:  Após a verificação da história clínica do casal e o exame médico com o ginecologista, a mulher fará os seguintes exames possíveis:

  • 1. Dosagens hormonais no 3º e 24º dia do ciclo menstrual, que são realizados em  laboratórios comuns de análises clínicas.
  • 2. Raios X do útero e das trompas (histerossalpingografia).
  • 3. Teste pós-coital realizado em torno do 12º dia do ciclo menstrual.
  • 4. Ultrassonografia endovaginal realizada no período periovulatório.
  • 5. Exames opcionais para cada caso: Coleta de amostra de endométrio no 24º dia do ciclo e vídeo-laparoscopia realizada em hospital com anestesia geral.