BANCO DE SÊMEN E ÓVULOS

Alguns tipos de câncer que acometem o homem apresentam boas perspectivas com o tratamento através da quimioterapia e ou radioterapia, porém tais terapêuticas podem acarretar infertilidade temporária ou definitiva do homem. Indica-se a coleta prévia e o congelamento do sêmen, em todos os tratamentos que podem colocar em risco a diminuição, perda temporária ou definitiva da fertilidade masculina, para que se preserve no homem a capacidade de ter filhos no futuro.

Outra situação é o congelamento prévio à vasectomia. Os motivos são óbvios, por exemplo, um novo casamento. Assim diversos urologistas preconizam o congelamento do sêmen no homem que se proponha a submeter-se a vasectomia para não ter mais filhos.

Outra alternativa do Banco de sêmen é a coleta e o congelamento dos espermatozóides do parceiro masculino, cuja esposa estará fazendo o tratamento da infertilidade através da inseminação intrauterina ou mesmo os procedimentos em Fertilização Assistida e o marido não poderá estar presente no dia do procedimento.

O sêmen armazenado manterá sua qualidade e capacidade de fertilização por várias décadas.

Manutenção da fertilidade da mulher: Frequentemente o câncer pode afetar a mulher durante a idade reprodutiva em qualquer órgão, sangue ou mamas (etc.). A necessidade do tratamento através da quimioterapia e ou radioterapia pode afetar a capacidade reprodutiva, principalmente pela lesão dos ovários. O Centro de Reprodução Humana de Londrina disponibiliza para esses casais a Vitrificação de óvulos, processo moderno que pode viabilizar futuramente a gravidez desejada. Os óvulos serão coletados e vitrificados por tempo indeterminado e o casal ter a possibilidade de obter a gravidez através a fertilização assistida. Suas indicações principais são para mulheres que serão submetidas à alguns tratamentos cirúrgicos, quimioterápicos ou radioterápicos sobre os ovários. A vitrificação é também indicada para aquelas mulheres que desejam postergar a gravidez.