POSSIBILIDADES DE SUCESSO

INSEMINAÇÃO INTRAUTERINA: O Centro de Reprodução Humana de Londrina tem obtido 42,5% de gestações em três tentativas consecutivas em pacientes que apresentam fatores diversos de infertilidade, mas com trompas permeáveis e de boa qualidade.

Os casais que não conseguem obter a gravidez através da inseminação intrauterina, são conduzidos para o procedimento de Fertilização Assistida convencional.

FIV convencional: O sucesso desse tratamento depende de inúmeros fatores, entre eles, a idade da mulher, a causa da infertilidade e outros, sendo relatado um sucesso de 35% por tentativa, podendo chegar aos 65% após 3 ou 4 tentativas (lembrar que um casal fértil, aquele que consegue a gravidez sem qualquer tipo de ajuda, tem uma chance real de gravidez de 20% por mês, resultando no final de 12 meses numa taxa cumulativa de 80 a 85%).

ICSI: O sucesso desse tratamento também depende da idade da mulher. Relata-se um sucesso de 35 a 40% por procedimento e 65 – 70% após três tentativas.

Doação de óvulos: O Centro de Reprodução Humana de Londrina iniciou com o programa de doação de óvulos em 1998, tendo obtido nesse mesmo ano, a primeira gestação em paciente de 47 anos, nulípara, no climatério, que havia apresentado menopausa há cinco anos atrás. A gestação foi gemelar, tendo originado duas meninas, por operação cesariana na 38,5 semana de gestação. Os resultados obtidos com a doação de óvulos para mulheres que atingiram a menopausa têm sido superiores aos observados em casais que se submetem a FIV convencional. Estima-se que os índices podem atingir até 45% por tentativa.